Mensagem do Presidente

Home / Mensagem do Presidente
TNR. Sandro Augusto Arantes Siqueira – Diretor Presidente Interventor

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 18ª Região, esta sob intervenção Federal do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER, conforme o diploma legal insculpido pela Resolução CONTER . 02, de 19 de abril de 2018, em razão da vacância do colegiado, visando assegurar a continuidade dos serviços públicos, até a recomposição do Corpo de Conselheiros após regular processo eleitoral, em atendimento ao Ofício CRTR da 18ª Região . 030/2018 e Parecer ASSESJUS/CONTER no. 48/2018.

A história da Autarquia Pública de Classe Profissional da18ª Região com jurisdição nos Estados de Rondônia e Acre iniciou com o desmembrando dos profissionais do CRTR da 1ª Região, quando foi criado o CRTR da 18ª Região em 09/03/2009, por meio da Resolução CONTER nº. 02/2009, sendo de nossa competência orientar, registrar, fiscalizar e disciplinar, técnica e eticamente, o exercício da profissão das técnicas radiológicas nos Estados de Rondônia e Acre, por meio da Coordenação de Fiscalização – COREFI, nos termos da Lei 7.394/1985 e do Decreto nº. 92.790 de 17 de junho de 1.986.

Nos termos da Resolução CONTER . 02, de 19 de abril de 2018, compete a Diretoria Provisória Interventora da 18ª Região, o controle da atuação administrativa e financeira no Regional e do cumprimento dos deveres institucionais, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas com base no disposto no art. 12 da Lei 7.394/85 e com base no caput do art.14 do Decreto nº. 92.790 de 17 de junho de 1986 que dispõe sobre a subordinação dos Regionais ao CONTER, bem como promover quaisquer diligências ou verificações relativas ao funcionamento dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia, nos Estados ou Território Nacional e no Distrito Federal, alem de adotar, quando necessárias, providências convenientes a bem da sua eficiência e regularidade, até que seja eleito um novo corpo de Conselheiros, visando evitar a descontinuidade dos serviços públicos. Cabendo a Diretoria Executiva Provisória, ora nomeada, adstrita aos cânones legais aplicáveis á administração pública e, principalmente, às determinações emanadas do CONTER.

Ademais, o modelo gerencial aplicado tem por objetivo a excelência de todas as atividades do Regional, entre eles: Administrativo, Financeiro, Fiscalização e Institucional com o objetivo de melhor atender as necessidades dos inscritos, estagiários, empresas e demais parceiros, priorizando a transparências nas ações de modo que todos os envolvidos com a Autarquia de Classe Profissional sejam atendidos e bem representados. Incentivar o registro de pessoas físicas e jurídicas (empresas) e aos profissionais que atuam nos campos privativos das técnicas radiológicas, proporcionando uma melhoria na atividade fim do Regional e atendimento as necessidades tanto para as entidades privadas como governamentais. Nesse sentido, esperamos alcançar um melhor atendimento a todos os que possuem relação com o Regional, transparência com as informações da Autarquia, promover o desenvolvimento profissional e institucional da Administração.

Portanto, busca-se o fortalecimento da profissão das técnicas radiológicas e a consolidação de uma profissão forte, com atuação tanto na área pública como também na privada, declarando o profissional indispensável e essencial para segurança, na assistência radiológica nos procedimentos que envolvam o diagnóstico por imagem, com o uso da alta complexidade tecnológica em benefício dos serviços prestados à sociedade. Ao construir esse documento, é com satisfação que podemos ver os progressos que já concretizamos, como o fortalecimento da nossa estrutura de governança, com as demandas administrativas e finalísticas de fiscalização, visando atender as necessidades institucionais.

Assim, temos a perspectiva de alcançar a evolução do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), a ser desenvolvida, com objetivo de novas parcerias entre elas, destacam-se os Gestores Municipais de Saúde. Progressos que nos motivam e impulsionam a buscar o melhor a cada dia, tendo em vista nosso papel primordial de salvaguardar o interesse público. As ações buscam sempre buscam o aperfeiçoamento do profissional das técnicas radiológicas e, consequentemente, o zelo no trabalho oferecido à sociedade.